Especialidade

A CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO É UMA ESPECIALIDADE CIRÚRGICA QUE TRATA PRINCIPALMENTE DOS TUMORES BENIGNOS E MALIGNOS DA REGIÃO DA FACE, FOSSAS NASAIS, SEIOS PARANASAIS, BOCA, FARINGE, LARINGE, TIREÓIDE, GLÂNDULAS SALIVARES, DOS TECIDOS MOLES DO PESCOÇO, DA PARATIREÓIDE E TUMORES DO COURO CABELUDO.

A ÁREA DE TRABALHO DO CIRURGIÃO DE CABEÇA E PESCOÇO NÃO ABRANGE OS TUMORES OU DOENÇAS DO CÉREBRO E OUTRAS ÁREAS DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL NEM AS DA COLUNA CERVICAL.

A ESPECIALIDADE É REGULAMENTADA E RECONHECIDA PELA ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA E POSSUI UMA ÁREA DE ATUAÇÃO (SUBESPECIALIDADE) DENOMINADA CIRURGIA CRANIO-MAXILO-FACIAL, QUE TRATA ESPECIFICAMENTE DAS DOENÇAS DO ESQUELETO CRANIO-FACIAL.

DENTRE OS PROCEDIMENTOS DIAGNÓSTICOS REALIZADOS PELO CIRURGIÃO DE CABEÇA E PESCOÇO DESTACAMOS A FARINGOLARINGOSCOPIA, REALIZADA PARA EXAMINAR, AVALIAR E, EVENTUALMENTE BIOPSIAR, LESÕES DA LARINGE E FARINGE.

DENTRE AS CIRURGIAS MAIS COMUMENTE REALIZADAS PELA ESPECIALIDADE PODEMOS CITAR AS TIREOIDECTOMIAS, TRAQUEOSTOMIAS, CIRURGIAS DE GLÂNDULAS SALIVARES (PARÓTIDA, SUBMANDIBULAR), TUMORES DA BOCA E DA LARINGE.